Currículo da APAZ

A ONG APAZ ASSOCIAÇÃO PARQUE DO ZIZO nasceu da necessidade de organizar os esforços de um sem número de pessoas, que de uma forma ou outra se engajaram na iniciativa de proteger um pedaço precioso da Mata Atlântica, combinados com a incrível sensação de liberdade de longo alcance, de cidadania possível, representadas pelo projeto Parque do Zizo.

Nasceu praticamente junto com a fundação do Parque do ZIZO, em 25 de setembro de 1999 para ser o seu braço legal, preservar sua memória. Está há mais de 20 anos atuando na gestão do Parque, captando recursos, conservando 400 hectares de Floresta Atlântica primária na região de São Miguel Arcanjo, onde vivem dezenas de espécies ameaçadas de extinção como a Jacutinga, o Muriqui, a Onça Pintada e tantas outras.

Exerce uma grande influência no entorno do Parque do Zizo, investindo pesadamente na educação ambiental e no combate à extração ilegal desenfreada de palmitos e caça predatória de seres vivos da floresta. É responsável por diversas ações no município em defesa da educação, da cultura, da questão social e possui um histórico de parcerias com diversas instituições, associações, fundações no âmbito nacional e internacional.

Histórico de Atividades

1998

Iniciou a construção da infraestrutura do Parque do Zizo, composta de um rancho de apoio, 3 chalés com banheiros privativos, uma cozinha profissional, um Centro de Convivência, e um Chalé para pesquisadores.

1999

Realização de uma missa celebrada no dia 25 de setembro de 1999, marcando os 30 anos da morte de Luiz Fogaça Balboni, o ZIZO, na casa e com a presença de sua mãe D. Francisca Aurea Fogaça Balboni, conduzida magnificamente pelo Frei João Xerri, que marcou os presentes.

Foi a primeira vez, desde sua morte, que a família fez um evento público, mostrando a verdadeira face e força do jovem promissor, restabelecendo a imagem que todos nós, família e amigos conhecemos: menino livre e bonito, jovem irrequieto e valente que sempre defendeu um mundo melhor.

2000

Com visão inovadora, percebendo o enorme potencial turístico da nossa região, organizou e formatou o 1º Fórum Municipal Turismo SMA.

2001

Organizou diversos eventos culturais no antigo Cinema que estava ameaçado de demolição e hoje se encontra reformando com a fachada preservada resgatando sua memória que marcou gerações na cidade.

Promoveu na Praça da Matriz, atividades com a participação de diversas personalidades, grupos de teatros de rua, Banda Marcial de Itapetininga, com a presença marcante da musicista Ná Ozetti, e da diretora de cinema Laís Bodansky.

2002

Inaugura com a presença maciça de cidadãos e autoridades as instalações do Parque do Zizo e homenageia Manoel Cyrillo dando seu nome na ponte sobre o Rio Ouro Fino.

Inicia uma parceria com a Petrobras, a Prefeitura de São Miguel Arcanjo e com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, o projeto denominado Projeto Aprendendo com a Natureza, levando crianças com total segurança, supervisionada por monitores a vivenciar durante 3 dias a exuberante natureza do Parque do Zizo.

O projeto levou mais de 600 crianças carentes do entorno do Parque do Zizo (bairros da Justinada, Ferreirada, Taquaral e Turvinho) e do Projeto Curumim (crianças carentes) para visitar as reservas e receber aulas sobre o meio ambiente e cidadania.

2003

Turma composta por crianças do entorno do Parque do Zizo. Projeto Aprendendo com a Natureza II – Patrocínio Petrobras. Com a parceria do Parque Estadual Carlos Botelho e de diversos empresários, projetou e construiu o Portal da estrada Parque que liga São Miguel ao litoral sul.

2004

Turma composta por crianças carentes do “Curumim”, abrigada pelo município – Projeto Aprendendo com a Natureza III – Patrocínio Petrobras.

2005

Turma composta por crianças dos bairros vizinhos – Projeto Aprendendo com a Natureza IV – Patrocínio Petrobras.

2006

Reconstrução de 4 quilômetros da estrada municipal que chega no Parque do Zizo, com uso de máquina pesada e aplicação de pedregulho em lugares estratégicos. Pavimentação de 600 metros de lajotas na subida principal do Parque do Zizo.

Participação do primeiro AVISTAR, projeto pioneiro que proporcionou o encontro dos observadores de aves, atividade principal do Parque do Zizo.

2008

Para comemorar a regularização de parte das terras do Parque do Zizo, conduzida pelo memorável advogado Dr. Waldomiro Carvalho, homenageamos o mesmo num emocionante evento no Mirante dos Gavião, onde colocamos uma pedra fundamental marcando o evento.

Coordenou e organizou a visita da então Senadora e ex Ministra do Meio Ambiente Marina Silva em agosto de 2008 ao Parque do Zizo, por ocasião da homenagem que foi prestada pelo Secretário dos Direitos Humanos Paulo Vanucchi ao Zizo, inaugurando um painel denominado DIREITO À MEMÓRIA E VERDADE que está fixado no Parque.

2010

Projeto de Manejo de RPPN Reserva Particular Patrimônio Natural em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

2011

Realização do acordo formal entre a Fazenda Serra Negra dos Caetanos e o Parque do Zizo para utilização da trilha da Fita Branca. Visita do Diretor de cinema Fernando Meirelles. Visita da Cantora Wanderléia.

2012

Pela primeira vez no Brasil, convidado especial para participar do evento mundial Rio + 20, o monge indiano Swanji Mahareswaranada, veio conhecer o projeto de conservação dentro do coração da Mata Atlântica; o Parque do Zizo.

2013

Título de Reconhecimento Provisório de RPPN Parque do Zizo emitido pelo governo do Estado de São Paulo.

2015

Ação em parceria com a prefeitura para o melhoramento do acesso ao Parque do Zizo.

2016

Ação em Parceria com a empresa Klabin para reformar o madeiramento da ponte Manuel Cyrillo.

2017

Através do Programa de Universalização da Energia do Governo Federal, instalamos uma unidade de energia limpa no Parque do Zizo, ampliando o alcance de nossos serviços.

2018

Primeiro evento para estudos das plantas alimentícias não convencionais da Mata Atlântica; ZIZO PANC, com o biólogo professor Doutor Valdely Kinupp.

2020

Estamos trabalhando num projeto que está salvando abelhas nativas, de todas as espécies, do risco de morrerem envenenadas pela oferta abusiva do uso de agrotóxicos nas monoculturas das redondezas de nossa região, em parceria com a empresa Mhale implantamos um melipolinário no Parque do Zizo.

Publicação em jornal de grande circulação em Frankfurt / Alemanha uma matéria sobre 50 anos da morte do Zizo, reportagem feita por Christine Da Serra.

Assume pela primeira vez a presidência da APAZ Raphael Vasconcelos Balboni, membro da segunda geração dos fundadores do Parque do Zizo, resultado do processo de transição que vem sendo elaborado ao longo dos últimos anos, dando mais um passo em direção ao futuro.

2025

Após um longo período, Vital Balboni assume pela segunda vez a presidência da ApaZ, com o desafio de consolidar os avanços conquistados e projetar a Associação para uma nova etapa de expansão e fortalecimento de suas ações socioambientais.